Skip to main content

BALTAZAR

Baltazar é um pirata aposentado que resolveu atracar na cidade litorânea de Saquelândia para finalmente descansar, mas acabou caindo em tentação e agora faz jornada dobrada, pois abriu um espaço em que atende de dia como coach de assaltos marítmos e de noite presta serviços de identificação de tesouros, onde realiza uma triagem e indica moedas, jóias e notas de dólar falsas.

BARBACENO

Seu Barbaceno é um trovador baiano muito do engraçado. Costuma sair por aí cantando e declamando composições próprias ou alheias, o que der na telha. É altamente especializado em trava línguas de motivação, sendo o seu favorito: “que lhe aconteça sempre uma sucessão de sucesso que suceda sucessivamente sem cessar”. Como é bom topar com Seu Barbaceno antes do dia começar.

FUYUKI

Seu Fuyuki é um pescador aposentado que mora na ilha de Okinawa em uma casinha muito charmosa onde passa o dia cuidando das netas enquanto sua filha vai trabalhar. De noite, Fuyuki gosta de montar barquinhos em miniatura dentro de garrafas de vidro, que vende aos sábados na feira livre perto do porto. Uma vez por mês, Fuyuki visita o melhor amigo Takamoto em seu barco, onde comem Tirashi, bebem saquê e dão muitas risadas das peripécias dos tempos de pescaria.

TAKAMOTO

O Sr. Takamoto é um exímio pescador. 30 anos atrás vendeu sua casa em Okinawa para comprar um barquinho confortável em que pudesse trabalhar e viver. Para o barco levou apenas o essencial: 3 mudas de roupa, 2 varas de pescar, 1 arpão, um rádio antigo para se comunicar com a família e amigos, uma mala com alguns livros que vai trocando à medida que termina de ler e duas cumbucas, que usa quando atraca na ilha para receber Seu Fuyuki, amigo de longa data dos tempos de pescaria. O menu do jantar de Takamoto & Fuyuki é o mesmo a 30 anos: Tirashi e saquê.

MARCINHO

Marcinho acaba de se tornar o primeiro homem trans a disputar um campeonato masculino de futebol pelo CRC – Clube de Regatas Cavadas. O comitê de diversidade do clube publicou ontem no diário oficial uma nota afirmando que não será um caso isolado e também anunciaram a contratação de uma equipe qualificada de profissionais para auxiliarem atletas que estejam passando pela transição e necessitem de atendimento especializado.

JADER

Jader acaba de ser eleito Prefeito do povoado de Outrora por antecipação. Suas propostas eram tão concretas e urgentes que a população resolveu manifestar-se para que não fosse necessário o processo de eleição. O novo prefeito prometeu lutar ferrenhamente pelo plantio de Espadas de São Jorge na porta de cada casa do povoado, além de incluir na cesta básica – que é distribuída semanalmente – livros de realismo fantástico e cadernos em branco sem pauta. Já no segundo mês de mandato, Jader pretende inaugurar o Complexo Criativo, recinto amplo e colorido destinado às crianças e adultos Outrorenses para que possam exercitar a criatividade e espontaneidade sem acompanhamento profissional.

AVOALDO

Avoaldo é um cara muito interessante. 3 vezes por semana sai de casa com um único objetivo: contemplar a cidade caminhando numa espécie de deriva controlada. Para isso criou um método simples e divertido que já o levou a conhecer cantos escondidos e inimagináveis de seu entorno. Dentro de um saco de veludo bordô, Avoaldo carrega vários pedacinhos de madeira que irão guiá-lo pela caminhada. Toda vez que chega em uma esquina, cata aleatoriamente uma peça de madeira. Cada peça tem uma letra gravada, podendo ser D, E, R, V ou AC. D, para caminhar para a direita. E, para escolher a esquerda. R, para seguir reto. V, para voltar à esquina anterior. E AC, para aquietar e contemplar. Não por acaso o último caso é o que faz Avoaldo ser um obstinado entusiasta das derivas.

UBIRAJARA

Ubirajara dedica a sua vida a pesquisar o legado de seus antepassados Guaranis. De todas as tradições que possui entranhadas em sua existência, tomar um bom mate quentinho com freqüência é a que mais se percebe. De manhã, de tarde, de noite. Na praia, na universidade, em casa. De férias, de festa, de luto. Quando se trata do mate, Ubirajara não perde a oportunidade de afirmar: “Tudo o que temos de bom e mais profundo está entrelaçado ao momento de preparar o mate, servi-lo e tomá-lo em comum!”

ZÉ MATE

O apelido já entrega. Esse cara é fã da erva mate e não tem muitas predileções. “Pode ser quente, pode ser fria, pode ser pura ou misturada. Se tem água já me basta!” costuma responder quando alguém pergunta sobre as suas preferências. O que muita gente não sabe é que Zé Mate tem sim uma restrição: jamais toma seu mate desacompanhado.

TERERENO

Terereno é um assumido fã das ervas. Planta, saboreia, prepara e desfruta. Do prato à cabeça, as ervas estão sempre presentes em seu cotidiano. Atrás da porta da cozinha, Terereno colou um cartaz amarelo onde lista as suas combinações favoritas de ervas. Escrita com letras vernaculares em azul, a lista já passou de 100 combinações diferentes. No seu Top 3 figuram as duplas mais queridas: tomilho & alecrim, erva-mate & hortelã e o famoso Haxibaco.

CHIMARRONE

Chimarrone adora as férias de inverno porque é a época do ano em que encontra os amigos com mais freqüência. Não há dúvidas de que seu programa favorito é ir à praça depois do almoço e passar a tarde sem preocupações, batendo um bom papo com os companheiros sobre assuntos que vão dos mais profundos aos extremamente triviais. Os assuntos mudam, mas tem uma coisa que não muda: o chimarrão bem quentinho que esquenta cabeças, ânimos e corações.

DON MARIO

Don Mario é um cineasta absolutamente obcecado por culturas alheias. Cada vez que viaja, escolhe uma tradição do local para incorporar à sua rotina. Começou com a famosa “siesta” na primeira vez que viajou para a Espanha. Depois de visitar a China, passou a escarrar no chão com uma tremenda naturalidade. Voltou da Índia fazendo suas refeições sem utilizar talheres. Em sua última viagem à Bolívia, retornou entusiasmado depois de mascar folha de coca e até pagou bagagem extra para trazer alguns quilos de volta pra casa.

AFAGO

Afago, ou Faguin para os mais íntimos, é extremamente bem humorado mas padece de uma rara enfermidade: não consegue abrir os olhos sem receber um carinho. O complicado é que toda vez que ele pisca, precisa de alguém carinhoso ao seu lado para tornar a abrir os olhos. Afago já participou de inúmeros tratamentos experimentais mas ainda não encontraram a cura para tal distúrbio. As más línguas da cidade já estão começando a desacreditar que o problema é fisiológico. Mas Afago não se abala e pra falar a verdade parece bem pouco interessado em se curar. “Com carinho toda hora, que humor que não melhora?” – proclama Afago de braços abertos e olhos fechados enquanto espera o próximo agrado.

LUIS & LAURO

Luis & Lauro estão radiantes pois acabam de receber uma ligação dizendo que foram aprovados no processo de adoção. A casa está em alvoroço preparando a chegada dos irmãos Marcos & Paulo. O quarto que servia de escritório para o casal já está sendo desmontado para receber os dois berços que chegam amanhã pela manhã. O entusiasmo é tanto que foram encontrados pela casa mais de 8 copos de água com açúcar pela metade.

MARCOS & PAULO

Marcos & Paulo são dois irmãos que possuem 1 ano e 1 dia de diferença, sendo Paulo o mais novo. Marcos também é 1cm mais alto e, por incrível que pareça, sempre pesa 1kg a mais. Difícil dizer se é por mania ou necessidade fisiológica, mas Paulo acorda 1h antes de Marcos, que sempre pega no sono 1h depois de seu irmão. Outro fato curioso é que todo dia às 11h11 ambos são acometidos por um intenso comichão que os faz gargalhar incessantemente durante 111 segundos.

JUSTINO

Justino se autodenomina “Curador de Inutilidades”. Desde criança possui uma atração tremenda por serviços completamente dispensáveis e também coleciona objetos de pouca serventia prática. Na última semana Justino inaugurou o CCCM – Centro Cultural Chuva no Molhado, espaço que abriga o Museu de Inutensílios com toda a sua coleção, salas para reuniões & conferências sobre superficialidades, um amplo pomar com árvores infrutíferas e também o requintado café & bistrô Cafrívolo, para obrigatória para quem gosta de jogar conversa fora e pensar na morte da bezerra.

ERASMO

Erasmo é garçom em uma pizzaria que uma vez por semana dá pizza margherita de graça para todos os seus funcionários. A taxa de felicidade entre os empregados é alta e apesar de Erasmo ser formado em Biblioteconomia, afirma que não pretende deixar a pizzaria.

ABEL

Se você é daquelas pessoas que esquece de tomar água durante o dia, precisa urgentemente conhecer Abel. Sujeito extremamente hidratado, sempre está cheio de água e disposto a lembrar os amigos de se hidratarem também. “Desde que me conheço por gente tenho o hábito de tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Assim meu corpo funciona melhor e eu consigo manter essa pele lisinha”, afirma Abel orgulhoso de sua cútis impecável.

MACAMBÚZIO

Macambúzio ficou conhecido pelo seu frequente mau humor na época de adolescente, mas conseguiu vencer suas adversidades temperamentais com um tratamento à base de florais e terapia Lacaniana. Hoje em dia atua como Coach de Ânimo, ministrando palestras e workshops por todo o país através do Instituto Anti-Zanga, fundado por ele com o intuito de ajudar pessoas que sofrem de ranzinzice crônica ou irascibilidades temporárias.

ENERGÚMENO

Não é só por causa de seu nome, mas Energúmeno é um verdadeiro desequilibrado por paixão. Na verdade, tem muitas paixões, que tenta conciliar entre crises de saudades das suas antigas paixões. Atualmente se divide entre: colecionar caixas comemorativas de lápis de cor, crossfit, cinema afrofuturista e um blog em escreve resenhas sobre restaurantes espalhados pelo mundo que tenham mais de 50 anos de tradição.

ALAOR

Alaor acaba de ser promovido a “Farejador de Axilas Pleno”, o cargo mais bem pago na multinacional Cecênio, responsável por abastecer o mercado de desodorantes naturais por todo o continente. Por ser possuidor de um olfato extremamente aguçado, Alaor foi promovido com apenas 1 décimo do tempo de experiência exigido formalmente pela vaga. Assumirá o cargo no próximo alvorecer, quando começa a gestionar uma equipe de 40 pesquisadores obstinados a desenvolver os desodorantes mais cheirosinhos do mundo.

RESQUÍCIO

Resquício tem esse apelido porque parou de crescer aos 2 anos de idade. Apesar do corpo pequeno, Resquício é um homem de presença com um coração tão grande que teve de aprender a se organizar para poder abraçar todos os seus entes queridos pelo menos uma vez ao mês. Entre carinhos e declarações de amor, Resquício é um verdadeiro afagador de almas que não hesita em atender o chamado de seus amigos – seja para uma conversa profunda, uma cerveja no boteco, um bom filme no cinema, acompanhar ao cartório, ajudar a escolher presente, fazer exercício físico ou só ficar em silêncio no momento oportuno.

ARNALDO

Arnaldo é o Ministro de Assuntos Impostergáveis da República de Acolá há três anos. Dentre os projetos mais marcantes de sua gestão estão a instalação de Tetos Verdes em todos os edifícios com mais de 3 andares e a criação da CID – Centro Intensivo de Desanuviamento – que dispõe de um complexo moderno com uma enorme biblioteca, ambientes de relaxamento internos e externos e salas aonde os moradores de Acolá recebem gratuitamente atendimento psicológico de altíssima qualidade.

MURILO

Murilo costuma dizer que 'nasceu para o outro'. Fundou inúmeros institutos de auxílio a pessoas com deficiência física e mental, trabalhou por anos com pautas LGBTQ, tem participado frequentemente de encontros feministas para entender o papel do homem na sociedade contemporânea, presta serviços voluntários de saúde e educação em tribos indígenas e está envolvido em incontáveis ações importantes de inclusão e luta contra o preconceito. Anteontem em um lampejo, resolveu entregar o próprio corpo à causa, tornando-se o primeiro homem-caneca-para-canhotos. “Afinal, somos todos iguais dentro das nossas diferenças”, afirma Murilo.

MARCELO

Marcelo está no terceiro ano de faculdade, o terceiro ano cumprindo a promessa que fez para passar no vestibular: comer apenas comidas de cor laranja. Sua dieta consiste basicamente em tangerina, mamão, cenoura e abóbora. Mas a melhor parte de toda essa história, diz Marcelo: "é quando tem moqueca no almoço!".

OLÊNCIO

Olêncio tem um olfato incrível. Consegue identificar odores a quilômetros de distância. Não suporta cheiro de gasolina, de xixi de coelho, queijo brie e de pêssegos apodrecendo. Já sofreu muito com isso e, para resolver seu problema, Olêncio resolveu andar sempre com um grampo de roupa no bolso para as situações emergenciais. Além disso, otimista e empreendedor que é, Olêncio inaugurou na última semana uma loja que desenvolve “Poções de Afeto”, perfumes que reúnem em um frasco os 10 odores mais importantes da memória olfativa de seus clientes. Como não poderia ser diferente, o primeiro perfume lançado foi a sua própria poção do amor, que combina os seguintes odores: dama da noite, pipoca, terra molhada, moqueca, figo, pão quentinho, chuva no asfalto, café torrado, almíscar e cheiro de carro novo.

ELIAS

Elias é músico e padeiro nas horas vagas. Ontem mesmo inventou uma receita que vai revolucionar a subsistência da humanidade: pães de fermentação cultural.

Elias

TÉRCIO

Tércio tem uma pré-disposição para fazer escolhas em três. Nos restaurantes, pede sempre três pratos diferentes. Tem três namoradas, que por sua vez tem três namorados cada uma.

SIMÃO

Simão vive em uma comunidade Quilombola e organiza todo ano o evento gastronômico LeiteManga, em manifesto ao equivocado mito de que tais ingredientes não combinam. No evento, Simão convida cada família da comunidade a criar uma nova receita com essas duas especiarias. É sempre uma delícia!

LOS HERMANOS BOTELLÍN

Los Hermanos Botellín são conhecidos por possuírem alto apreço pela noitada. "Da cana viemos, para a cana iremos. Água só de manhã!" é o bordão dos irmãos Joaquín e Santiago, comumente escutado nas mesas de boteco da cidade em que vivem.

Santiago prefere a cachaça, produzida a partir da extração do caldo de cana do açúcar, utilizado pela produção em seu estado puro, chamado de suco de garapa. A cachaça não sofre alterações como acontece com o rum, bebida favorita de Joaquín Botellín, permitindo assim a obtenção de um aroma, sabor e textura bem mais intenso.

Joaquín prefere o Rum, produzido a partir da extração do caldo de cana do açúcar, que é cozido e se transforma em melaço, permitindo assim a obtenção de um aroma, sabor e textura específica, graças às alterações sofridas pela matéria-prima no processo e diferente da cachaça, bebida favorita de seu irmão Santiago.

MIGUEL

Miguel não dispensa um chá das cinco. Faz alguns anos comprometeu-se a experimentar pelo menos um sabor de chá exótico por mês. Dentre seus favoritos estão os de Recife de Coral, Ameixa Lilás de Madagascar e Alecrim Selvagem dos Alpes.

JOE

Anteontem Joe deu uma entrevista para falar sobre como aprendeu a lidar com o vitiligo: "Foi um processo doloroso até eu começar a me aceitar de verdade. Muitos pensam que o vitiligo é contagioso e por isso apresentam um certo receio de se aproximar e principalmente de trocar carícias. E eu sofria porque amo muito carícias! Vivo pelas carícias! Troco carícias com a água que cai do meu chuveiro, com as plantas que crescem em meu jardim, com a brisa que sopra no verão. Depois que decidi informar as pessoas através de uma camiseta com os dizeres "Vitiligo não pega, pode me abraçar!", todos começaram a me olhar de outra maneira, ver charme nas minhas manchas e em troca passei a receber todas as carícias que mereço!".

ADÃO

Adão foi feito do barro mas se rejeitou devotamente quando pediram sua costela pra criar Eva. Em entrevista polêmica para a Gazeta Profana, Adão declarou: "Primeiro que eu não tenho costela. Segundo que a própria Eva já se criou sozinha, empoderada e mãe, enquanto vocês estavam ainda em fase de brainstorm para o novo design da minha costela".

YURI

Yuri é um grande admirador da culinária oriental e já viajou por mais de 20 países coletando receitas e temperos para confeccionar seus pratos. Antes de servir a refeição, ele costuma propor um desafio aos seus convidados: primeiro Yuri exibe em um tubo de ensaio o tempero utilizado no prato e faz com que todos o cheirem e - se possível - degustem. Logo, profere 3 indicações sobre experiências que viveu no dia em que encontrou tal condimento. Em seguida cada convidado escreve em um pequeno pedaço de papel o nome do país em que se supõe que o tempero foi encontrado. Quem acerta sempre ganha um par de hashis de bambu da Tailândia.

ABNER

Abner é fã de fado e flamenco e a cada dois anos faz uma viagem ibero-lusitana em busca de bares e restaurantes que ofereçam apresentações ao vivo e coleciona em um lenço vermelho autógrafos de violonistas famosíssimos.

RUBIÃO

Quem escolheu o nome de Rubião foi sua mãe, em homenagem ao personagem de Machado de Assis. Desde que aprendeu a ler, Rubião desenvolveu naturalmente uma afeição especial pela obra do autor. Seu livro favorito é Memórias Póstumas de Brás Cubas, seu conto favorito é Pai contra Mãe, sua personagem favorita é Maria Capitolina, também conhecida como Capitu. A benquerença é tanta que ao cumprir 18 anos, Gustavo mudou-se para o Morro do Livramento, onde nasceu o escritor, e lá vive feliz com sua biblioteca.

LEONARDO

Leonardo instalou em seu jardim de inverno um viveiro que conta com todas as variedades de insetos locais da cidade de Cafundó. Os insetos afirmam que começaram a frequentar o local só para aproveitar a boca livre mas acabaram pegando um enorme apreço por Leonardo, conhecido entre eles como "Entomoleléo".

HYLDON

Hyldon é um legítimo filho de Oxossi. Habitualmente calado, é uma maravilha e imensa sorte presenciar os seus momentos de extroversão. Desenvolto e espirituoso, Hyldon discorre sobre assuntos interessantes arranca gargalhadas dos curiosos ouvintes.

MAURÍCIO

Mauricio é um jovem corretor de imóveis que em seu tempo livre pratica yoga e sonha em fazer um retiro espiritual no Nepal, onde espera encontrar um verdadeiro sentido pra sua vida que não envolva o preço de metros quadrados e nem possíveis oscilações desencadeadas pela bolsa de valores.

ALBERTO

Alberto é um sujeito muito pacato. Divide sua vida entre a carreira corporativa e seus novos empreendimentos que vão desde um restaurante vietnamita à um grupo de apoio aos ex viciados em carreiras corporativas.

XINÊIS

Xineis na verdade não tem nada de chinês. Habituado a fumar o tal do cigarrinho de artista, está sempre com os olhos pequeninos e vermelhos, o que lhe rendeu o apelido. Já está tão acostumado a ser chamado assim que resolveu aderir também ao bigode e adquirir o hábito de comer yakissoba aos sábados.

IVO

Todo dia, às 17h, os olhos de Ivo se mareiam de uma densa escuridão de manganês. Isso ocorre porque em seu primeiro emprego, auxiliar de químico em uma Indústria de ferro e aço, Ivo foi intoxicado ao trocar o café pelo manganês. Apesar deste evento corporal diário, Ivo segue bem e seus antigos colegas também, pois ninguém gostava de seu café.

PABLO

Para pagar uma promessa que fez para que o seu time do coração ganhasse o campeonato, Pablo oferece seu lugar no ônibus para toda e qualquer mulher. As vezes as mulheres se irritam, em outras ficam muito satisfeitas. Pro Pablo é bom quando elas gostam e quando não gostam também, pois assim ele aproveita para rever o golaço da vitória em seu celular.

GUSTAVO

Desde os 12 anos Gustavo desenvolveu uma afeição especial por Machado de Assis. Seu livro favorito é Memórias Póstumas de Brás Cubas, seu conto favorito é Pai contra Mãe. A benquerença é tanta que Gustavo mudou-se para o Morro do Livramento, onde nasceu o escritor, e lá vive feliz com sua biblioteca.

ULISSES

Tamanha é a fixação de Ulisses pelo grupo musical Bee Gees, que ele desenvolveu uma raríssima doença em que toda vez que escuta “How Deep Is Your Love”, seus braços, são tomados por espasmos involuntários e ritimizados que podem continuar por até 2 horas depois do minuto final da música.

IVAN

Ivan é um dos melhores Chefs de sua cidade e sua especialidade são os pratos vegetarianos. Frequentemente inspirado pela cozinha oriental, muitas de suas criações têm como base o Bifum, macarrão de arroz. “Além de ser muito fácil de preparar, o Bifum tem um sabor bem neutro, o que torna sua utilização bastante versátil, podendo ser combinado com os mais variados tipos de molhos ou até ser servido como salada”, afirma Ivan. Para preparar o macarrão de arroz é só colocar água pra ferver e, assim que ela chegar ao ponto de ebulição, desligar o fogo e adicionar o Bifum para que ele fique imerso por apenas 2 minutos. Logo em seguida, passe o Bifum por água fria e adicione o molho de sua preferência. É muito simples e não tem glúten, além de ser delicioso!

OTÁVIO & OLAVO

Os irmãos Otávio e Olavo são inseparáveis. Desde pequenos gostam de usar as mesmas roupas, frequentar os mesmos lugares, sair com os mesmos amigos.