Skip to main content

Um convite à experiência sensorial de relação com o mundo através das tetas

Retratos Rotos é um trabalho contínuo & cambiante que joga com a ideia essencial de negativo/positivo do retrato fotográfico - unindo performance, escultura e instalação - tratando respectivamente de tirar moldes de peitos femininos com gesso (negativo) e materializar os retratos em cerâmica (positivo). É uma obra que representa o corpo feminino, contemplando o fazer manual e o encontro - com a outra pessoa e com a matéria: gesso, água, barro & fogo.

Exposições & Eventos

Putaça

Putaça

Curitiba | Outubro 2018

Utilitetas

Utilitetas

CONTAF, Curitiba | Agosto 2018

Corpo de Delito

Corpo de Delito

Bar do Fogo | Maio 2018

Festival Feminista do Porto

Festival Feminista do Porto

Portugal | Março 2017

Neste exercício infinito de trazer à luz imagens e histórias que se guardam na obscuridade também se faz necessário romper a imagem, o símbolo, pra despertar novas percepções e interpretações. Na imagem de um seio rompido também aparece a ruína de algo, como essas pegadas de uma experiência que se esconde, que resiste e que nos convida a imaginar algo justamente aonde isso já não está.

Ultrapassar as fronteiras da denúncia com a proposta de naturalização do corpo feminino, objeto biológico e categoria suprema do desejo: esse é o objetivo de Retratos Rotos, um convite à experiência sensorial de relação com o mundo através das tetas, símbolo importante do orgânico feminino e da sua conexão com a natureza.

Esse projeto é um convite a todas as mulheres que querem ter o seu momento presente registrado, desfrutando o próprio corpo e transformando-o em motivo de arte e revolução. Para que nossos corpos femininos sejam vistos com cada vez mais naturalidade e respeito e menos como meros objetos de desejo ou engrenagens de um sistema impositivo e nefasto.

ENTREVISTA

REVISTA EMPODERE

por Bruna Alcantara

18 ABRIL 2019

MÍDIA

RETRATOS ROTOS DE JULIA LANA

por Luiz Felipe Oyarzun

 

Quer participar do projeto e ser retratada?

Preencha o formulário para saber como fazer parte do projeto

Entre em contato